sábado, 14 de agosto de 2010

'Mãeeeeee!' Gritava em plenos pulmões orgulhosa do que acabara de desenhar. Tinha 5 anos e para mim aquela mascarra era a minha primeira obra. A minha mãe correu na minha direcção aflita pela urgência do chamamento. 'Céus.' O que ela viu ainda hoje não consegue descrever sem sorrir; uma garota toda mascarrada ostentando uma folha de papel com uma mancha e uma cauda e com um sorriso do tamanho do mundo. Adivinhou logo a minha tentativa de desenhar o Munfi, o nosso gato persa, gordo e bonacheirão que se arrastava de divisão em divisão à procura de mimos, mas que fugia cada vez que me via com medo de ser esmagado pelo meu afecto.

'Os teus olhos brilhavam com tal intensidade que eu senti que não podia deixar de me sentir tão feliz como tu naquele momento' contava-me ela ao adormecer-me sempre que eu pedia a história do desenho.

A partir daquele dia sempre que ia para o estúdio a minha mãe preparava a minha folha de papel e o meu pedaço de carvão. À medida que fui crescendo foi ensinando-me técnicas e dando-me a experimentar novos materiais. O Munfi continuou a ser o meu modelo favorito por isso compramos uma almofada de cetim vermelho mesmo à medida de sua realeza... Quando me fartei de desenhar o Munfi a minha mãe ajudou-me a arranjar novos objectos.

Um dia chegou ao pé de mim e com um sorriso disse 'hoje não há modelo'. Os meus olhos denunciaram o medo que senti nesse momento, será que os dias passados no estúdio tinham chegado ao fim? Em vez disso estendeu-me uma paleta e um pincel 'agora pinta'. E ainda sem perceber muito bem o que fazer fui pincelando a tela branca com cores vivas. No fim olhei e soltei uma gargalhada. Desenhara uma réplica daquela mascarra a que eu dera o titulo de 'Munfi'...

4 comentários:

odeusdamaquina disse...

Atenção, só uma correcção: À medida que... escreve-se sem H. Como escreveste seria "Há muitos anos que...", do verbo haver, existir.
Continuação de boas escritas.

Kath disse...

Está fofo, Di!
Há só algumas repetições, como a do "senti que não podia deixar de me sentir" com que não concordo muito. :P
Mas a história está querida e o facto de ser circular também é um aspecto positivo, a meu ver.

(Kath armada em crítica...)

E PARABÉNS!

Inês disse...

Dá vontade de conhecer o Munfi :)

Di disse...

fiquei à vontade 5min a olhar para o há medida... meti no google e tudo mas como vi outros exemplos assim escritos deixei passar... escrevi o texto as 5h da manha só pq quis mesmo deixar um texto no dia do meu aniversário por isso peço desculpa pela nítida falta de revisão do mesmo. ***